As glândulas adrenais ou suprarrenais se localizam nos polos superiores de ambos os rins. Sua complexidade e importância podem ser explicadas pelo seu desenvolvimento embriológico. Elas são dividas em duas camadas: o córtex, mais superficial, e a medula, camada interna. O córtex ainda é divido em três zonas: a glomerulosa, a fascicular e a reticulosa. Todas elas secretam diferentes hormônios (aldosterona, cortisol, esteroides sexuais e catecolaminas), e são reguladas por diferentes sistemas. Consequentemente, estão sujeitas a diferentes patologias, tanto benignas, quanto malignas.
Com o uso mais rotineiro e disseminado de métodos de imagem de grande qualidade, como a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética, surgiu outra entidade clínica chamada de incidentaloma, que são tumores descobertos incidentalmente através de exames realizados por outra razão.
A indicação da cirurgia deve ser muito criteriosa e leva em consideração o tamanho do tumor, se o aspecto sugere malignidade, e se é funcional (produz hormônios em excesso) ou não. Salvo em algumas exceções, a via videolaparoscópica é a preferencial, geralmente, com tempo curto de internação e o retorno precoce às atividades cotidianas.